Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Sabores Portugueses





Portugal é um dos menores países da Europa, porém possui uma gastronomia rica em sabores com influências atlânticas e mediterrâneas. Peixe, batatas, pão, vinho, azeite e temperos são à base da culinária portuguesa, pratos como sopas, presuntos, enchidos, carnes, frutos secos e doces podem variar de uma região para outra no território português.

Há uma variedade de pratos típicos portugueses, porém vale à pena aprender a fazer alguns dos mais conhecidos, as receitas são originais, a saber:

Receitas Salgadas

Bacalhau a Gomes de Sá

(Criação original de José Luis Gomes de Sá Junior, dono de armazém no Muro dos Bacalhoeiros)


Ingredientes:

600g de bacalhau em lascas dessalgado

600g de batatas

04 dentes de alho

03 cebolas

04 ovos cozidos

02 xícaras (chá) de azeite de oliva

Azeitonas pretas a gosto

Salsa a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Dessalgue o bacalhau em água fria durante 36h, mudando a água por 3 vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau em água fervente. Deixe amornar, retire a pele e as espinhas, e desfie em lascas.

Corte as cebolas em rodelas finas e pique o alho. Aqueça o azeite de oliva e doure ligeiramente o alho e a cebola. Junte o bacalhau e misture os ingredientes antes de retirar do fogo.

Frite as batatas em rodelas. Junte as batatas aos demais ingredientes e coloque em uma travessa. Leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180 graus, por 10min.

Decore com salsa picada, rodelas de ovos cozidos e azeitonas pretas.

Caldo Verde


Ingredientes:

06 folhas de couve galega cortada bem fininha

600 g de batatas

02 dentes de alho

01 cebola média

01 chouriço (cozido à parte)

01 colher (sopa) de azeite

2,5 litros de água

Sal a gosto

Broa de milho

Preparo:

Cozinhe as batatas (de preferência com casca) com a cebola e os dentes de alho em 2,5 litros de água temperada com sal e metade da quantidade de azeite.

Quando tudo estiver bem cozido, esprema com um garfo as batatas, a cebola e os alhos. Não jogue fora a água do cozimento, acrescente as batatas, cebola e alho espremidos e deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos, depois junte a couve lavada e escorrida.

Tempere a sopa com sal a gosto e coloque o restante do azeite. Deixe cozinhar em panela tampada até a couve ficar cozida.

Adicione lingüiça portuguesa em rodelas em cada prato a ser servido e adicione uma porção de caldo verde. Corte fatias de broa e coma com o caldo verde.

Cozido à Portuguesa


Ingredientes:

200 g carne de vaca

200 g de carne de porco

300 g carne de galinha

01 morcela

150 g toucinho defumado

01 chouriço

400 g couve lombarda

01 alho-francês

04 batatas

02 nabos

04 cenouras

03 dentes alho

Preparo:

Lave bem as carnes e coloque-as numa panela de pressão e deixe cozinhar por 25 minutos. Depois de cozidas, reserve as carnes e o caldo.

Lave e corte em pedaços a couve e o alho-francês. Lave, descasque e corte ao meio as batatas, os nabos, as cenouras e os alhos, em seguida coloque-os numa panela.

Junte as carnes previamente cozidas e cubra até metade com água. A outra metade com o caldo do cozimento das carnes.

Cozinhe em panela tampada durante 15 minutos ou até os legumes ficarem cozidos. Retire as carnes e corte-as em pedaços.

Coloque as carnes e os legumes numa travessa larga e sirva com arroz branco.

Amêijoas à Bulhão Pato


Ingredientes:

01 kg de amêijoas (ou mexilhões)

02 dentes de alho picado

01 copo de vinho branco

01 limão

Sumo de 01 limão.

Raminhos de coentro

Sal a gosto

01 fio de azeite

Preparo:

Lavar os mexilhões para retirar os resíduos de areia.

Fritar o alho em azeite, numa frigideira alta. Junte os amêijoas (ou os mexilhões) e tampe a frigideira. Quando elas começarem a abrir, coloque o vinho e, por fim, adicione o sumo de limão e os coentros picados. Servir quente.

Folar de Chaves


Ingredientes:

01 kg de farinha de trigo

30 g de fermento fresco

100 ml de água morna

150 ml de azeite

50 g de banha de porco

30 g de margarina

06 ovos

01 pitada de sal

Presunto cortado em pequenos pedaços

Chouriço cortado em rodelas

Preparo:

Ponha os ovos em uma tigela e junte a água morna até ficarem cobertos.  Coloque o azeite e junte a banha e a margarina. Leve ao fogo brando até a margarina derreter. Retire do fogo e deixe amornar.

Coloque a farinha em cima da mesa e faça um buraco, junte o sal, o fermento previamente dissolvido em água e os ovos batidos. Misture bem.

Depois, junte a mistura do azeite e mexa bem, até a massa ficar tipo massa de pão. Coloque-a em uma tigela previamente polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe-a levedar, até triplicar o volume.

Coloque a massa de novo em cima da mesa polvilhada com farinha e molde duas bolas de massa. Deixe levedar (descansar) de novo durante 20 minutos. Depois, espalme cada bola até ficarem completamente espalmadas e redondas.

Espalhe por cima o recheio, enrole bem e ponha em tabuleiro. Deixe levedar mais 20 minutos. Ligue o forno a 200º e deixe pré-aquecer, leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer, sirva morno ou frio.



Outras receitas salgadas portuguesas para experimentar: Alheira caseira aprenda a fazer e SaladaPortuguesa.

Receitas Doces

Pastel de Belém (ou pastel de nata)


Quantidade 40 unidades.

Você vai precisar de 40 forminhas de alumínio untadas com manteiga, rolo de cozinha, bandeja grande para acomodar as forminhas e forno pré-aquecido.

Ingredientes:

Massa

500 gramas de farinha de trigo.

300 ml de água gelada.

02 xícaras de (chá) de margarina especial para folheados

Canela em pó para polvilhar

Recheio

½ xícara (chá) de margarina

½ litro de leite integral

02 xícaras (chá) de açúcar

04 colheres (sopa) de farinha de trigo

Cascas de limão

02 colheres (chá) de sal

05 gemas

01 pitada de sal

Preparo:

Massa

Misture a farinha, água e sal com as mãos até formar uma massa maleável, que não grude nas mãos. O processo é demorado, portanto é preciso ter paciência. Quando a massa ficar incorporada, ficar a ponto de você poder fazer uma bola com ela leve a massa para uma superfície de alumínio ou mármore.

Faça uma incisão em forma de cruz numa bola, e puxe as pontas para fora. Coloque a margarina bem no meio e misture com a massa, deixando-a homogênea com um rolo, estenda a massa o máximo que puder e dobre mais três vezes, passando uma camada de margarina entre as dobras. Ponha para descansar por uns 15 minutos na geladeira e repita o mesmo processo anterior.

Dobre as duas pontas para o meio, e aplique a margarina entre as dobras, e novamente ao meio. Leve à geladeira por mais 10 minutos. Estenda a massa até ficar bem fina e espalhe a margarina por cima. Enrole a massa como um rocambole, corte em rodelas de uns dois centímetros e forre as forminhas previamente untadas, laterais e tudo. Deixe descansar na geladeira por mais 10 minutos.

Preparo:

Recheio

Misture a farinha de trigo, com o açúcar, o sal e as gemas em outro recipiente. Leve ao fogo o leite e a margarina e quando começar a ferver adicione os outros ingredientes dissolvidos bem rápido e mexendo sempre para não empelotar. Coloque as cascas de limão para aromatizar, quando engrossar está pronto.

Tire a casca de limão. Quando a mistura esfriar, está na hora de rechear. Asse os pastéis até que fique bem douradinho. Desenforme. Polvilhe com canela e açúcar se desejar.

Pastel de Santa Clara


Ingredientes:

Massa

02 ovos

½ colher (chá) de sal

04 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

600 gramas de açúcar

02 xícaras (chá) de água

02 colheres (chá) de manteiga

02 colheres (sopa) de farinha de trigo

20 unidades de gema passada pela peneira

01 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo:

Massa

Numa tigela bata os ovos com sal. Junte a farinha de uma só vez. Misture com as mãos e amasse por 3 minutos batendo na superfície da bancada até que a massa fique elástica. Coloque em uma tigela, tampe com filme plástico e deixe descansar por 1 hora.

Divida a massa já descansada, em várias partes. Pegue uma parte e abra com o rolo, na espessura mais fina que puder, sobre um pano limpo, polvilhado com farinha e deixe descansar por 3 minutos.

Coloque as mãos por baixo da massa com cuidado, comece a esticá-la em todas as direções, até que fique bem fina e transparente, sem retirar a massa do pano.

Deixe a massa descansar sobre o pano até começar a secar. Para saber se esta no ponto de cortar passe a mão sobre a superfície da massa e ela deverá estar áspera e não grudar nas mãos.

Corte a massa em círculos. Pegue dois círculos e coloque um sobre o outro, dentro de forminhas caneladas, e em cada uma coloque o recheio. Pegue mais 02 círculos e cubra as formas recheadas. Aperte bem ao redor do recheio com o cabo de uma colher.

Coloque as forminhas numa assadeira e leve em forno pré-aquecido (250°C) por uns 15 minutos. Asse até que a massa fique crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. A massa que sobrar não pode ser reaproveitada.

Recheio

Coloque as 02 xícaras (chá) de água e os 600g de açúcar um uma panela e misture bem até dissolver o açúcar, leve ao fogo sem mexer e deixe cozinhar até a calda ficar ligeiramente grossa. Retire do fogo e deixe esfriar.

Acrescente na calda depois de fria a manteiga, a farinha, as gemas e a baunilha. Cozinhe em fogo baixo até engrossar, e depois recheie a massa.

Ovos Moles de Aveiro


Ingredientes:

12 gemas de ovo

12 colheres (sopa) de açúcar

12 colheres (sopa) de água

Clara de ovo o necessário

04 folhas de hóstia com moldes

Preparo:

A ideia geral da receita é que para cada gema deve colocar-se uma colher (sopa) de açúcar e outra de água.

Colocar numa panela as gemas separadas das claras, o açúcar e a água e levar ao fogo, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando o creme bem grosso, retire do fogo e deixe esfriar.

Travesseiro de Sintra


Ingredientes:

400 gramas de massa folhada congelada

100 ml de água

300 g de açúcar

150 g de amêndoa triturada sem pele

01 xícara (chá) de canela

04 gemas

Açúcar fino para polvilhar

Preparo:

Descongele a massa folhada. Misture a água e o açúcar até obter ponto de fio. Misture a amêndoa, a canela e as gemas com um garfo e junte ao preparado anterior. Leve ao fogo até engrossar e deixe esfriar.

Estenda a massa folhada em uma superfície polvilhada com farinha e corte-a em retângulos. Distribua o recheio e dobre a massa em três partes até obter a forma de travesseiros. Pressione as pontas e coloque os travesseiros em tabuleiros polvilhados com farinha.

Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 25 minutos. Retire do forno e polvilhe os travesseiros com açúcar fino.

Filhoses da Beira Baixa


Ingredientes:

1 kg farinha de trigo com fermento

100 g manteiga ou de margarina

02 colheres (sopa) de azeite

02 colheres (sopa) de aguardente

01 laranja

06 ovos

25 g fermento de padeiro

02 colheres (sopa) de açúcar

Azeite para fritar

Açúcar para polvilhar

Canela para polvilhar

Preparo:

Dissolva o fermento em um pouco de sal e água morna. Peneire a farinha em uma bacia, abra uma cova no meio e coloque o azeite aquecido com a manteiga.

Coloque todos os ingredientes e esfarele com as mãos, quando tudo estiver esfarelado, junte o fermento e os ovos, previamente passados por água quente (com a casca).

Pode juntar dois ovos de cada vez. Amasse muito bem juntando o sumo de laranja aquecido e a aguardente. As filhoses levam cerca de meia hora para amassar.

Polvilhe a massa com farinha, coloque um pano em cima da bacia e deixe levedar de 3 a 4 horas. Depois da massa levedada, coloque o azeite (abundante) em uma panela funda e leve ao fogo brando.

Molhe as pontas dos dedos num pouco de azeite, tira-se um pouco de massa esticando sobre um pano nos joelhos. As filhoses ficarão mais fina no centro e mais grossa nos bordos.

Depois de fritas no azeite bem quente, polvilhe as filhoses da Beira Baixa com açúcar e canela e servem-se com calda de açúcar.





Aproveite as receitas e sinta-se em Portugal, onde quer que você esteja.

Bom Apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas